quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mestre Jy Din Shakya










Grande Mestre Jy Din Shakya nasceu em 17 de Novembro de 1917 numa família rica da China. Sobreviveu à invasão Japonesa da China durante a II Guerra Mundial e, mais tarde, aos ataques às atividades religiosas perpetrados pelos Comunistas Chineses. Jy Din encontrou-se com o Mestre Hsu Yun pela primeira vez em 1934 por ocasião de uma visita ao Mosteiro de Nan Hua. "Algo me aconteceu quando lhe vi a face," escreveu mais tarde, "caí de joelhos e toquei o chão com a testa. Os meus amigos ficaram surpreendidos. Eu nunca tinha feito uma reverência a ninguém em toda a minha vida."

Fotos: Grande Mestre Jy din Shakya (à esquerda); Templo de Hsu Yun em Honolulu, Hawaii (à direita).

Jy Din foi ordenado no Mosteiro Nan Hua em 1937, depois de muito encorajamento do Mestre Hsu Yun, que sempre lhe pedira que se ordenasse monje nesse templo. Jy Din tornou-se então tradutor de Hsu Yun enquanto ambos viajavam pela China a ensinar o Budismo Chan. Em 1949, Hsu Yun pediu-lhe para ir para o Hawaii e estabelecer um templo Budista que providenciasse suporte à população Chinesa local. Em 1956 Jy Din já tinha angariado uma quantia suficiente para construir um templo no estilo tradicional chinês, localizado em 42 Kawananakoa Place, em Honolulu. O Mestre Jy Din chamou-lhe Templo Hsu Yun, em honra do seu querido Mestre. Ao fim de anos ao serviço da comunicade étnica chinesa do Hawaii, o Mestre Jy Din percebeu que, dada a sua orientação étnica, o templo tinha uma natureza limitada e estava efetivamente a excluir a população não chinesa.

Nos anos 90, percebeu o poder da Internet como um meio de espalhar os ensinamentos Budistas pelo Mundo. Em 1998 Jy Din nomeou o seu discípulo e herdeiro, Chuan Zhi, Abade da Ordem de Hsu Yun e incluiu o mandato de que a Ordem continue a sua presença online para a promoção e estudo do Zen/Chan.
O Mestre Jy Din faleceu com 85 anos em 13 de Março de 2003, após uma longa e prolongada doença. Jeanne Lum, um membro do Conselho de Direção do Templo, disse: "O seu mais saliente princípio era aceitar tudo e todos sem nunca se queixar, não ralhava nem se irritava com ninguém, e sempre acreditou que se se fosse bondoso para com as pessoas más elas melhorariam gradualmente." A direção do Templo de Hsu Yun e a orientação espiritual da Ordem de Hsu Yun passou para o Mestre Fat Wai Shakya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário